Rodada de Negócios atrai empresários da Rota

Rodada de Negócios atrai empresários da Rota

O segundo dia do 3º Salão de Turismo Rota das Emoções, em Jericoacoara, foi dedicado à primeira parte da Rodada de Negócios, ao lançamento dos novos produtos turísticos da Rota, ao turismo de aventura e à valorização da cultura. Em tarde concorrida, as agências receptivas, empresa de transportes e meios de hospedagem da Rota das Emoções ofereceram seus serviços e produtos para operadoras de turismo do mercado nacional na Rodada de Negócios. A expectativa dos empresários da Rota foi colher frutos desta parceria para inserir produtos de qualidade no mercado turístico brasileiro, nos próximos anos.

O Encontro dos Prefeitos da Rota das Emoções reuniu líderes dos 14 municípios, além de representantes do Sebrae e do diretor de Produtos e Destinos do Ministério do Turismo, Wilken Souto. A proposta foi divulgar o novo projeto do roteiro integrado: “Cadeia de Valor na Rota das Emoções”, como foco na formação de pequenos fornecedores e da inclusão do município de Água Doce-MA, dentro da Rota.

O esporte de aventura é uma das atividades mais procuradas pelos turistas que visitam as praias do roteiro. No evento, foi lançado as novas normas ISO para o Turismo de Aventura. A nova certificação colabora para a segurança dos turistas e/ou atletas que desejam praticar os esportes radicais com responsabilidade. Além disso, os participantes puderam conhecer estratégias e desafios para implantação deste turismo.

Conheça os novos produtos turísticos da Rota das Emoções

A valorização cultural, por meio do artesanato produzido na Rota das Emoções, foi abordada pela secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Camocim-CE, Rosana Lima. Ela acredita que a Rota das Emoções chegou para valorizar ainda mais o trabalho dos artesãos. “A Rota das Emoções dá visibilidade para quem trabalha na comunidade e congrega os municípios em prol do desenvolvimento turístico, oferecendo oportunidade, trabalho e geração de renda“, reconhece a gestora.

A noite foi concorrida. A apresentação do grupo folclórico Bumba Meu Boi, do município de Morros-MA, levou os participantes ao universo da dança típica do Maranhão. Vestidos a caráter, os dançarinos elevaram a temperatura do evento, com suas danças com coreografias sincronizadas e a tradicional figura do Boi.