Pequenas empresas dominam o setor turístico no Brasil

Pequenas empresas dominam o setor turístico no Brasil

Pequena? Só no nome. As micro e pequenas empresas são responsáveis por movimentar 95% do setor turístico no Brasil, aponta o Ministério do Turismo. Dos 41,3 mil prestadores de serviços registrados no Cadastro Nacional dos Prestadores de Serviços Turísticos, o Cadastur, 95% das empresas são classificadas como micro e pequenas ou microempreendedores individuais. Elas estão segmentadas, principalmente, nos setores de comércio, agências de viagens e albergues.

Pensando nisso, o Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, firmou um acordo de cooperação técnica para reduzir a burocracia para a abertura de novas empresas. O acordo vale desde novembro de 2014 e inclui financiamentos de até R$ 10 milhões a investidores que queiram ampliar ou abrir novos empreendimentos relacionados ao turismo, por meio do Fundo Geral do Turismo para Empresas (Fungetur).

Empreender não é mais um sonho no Brasil

O mercado turístico brasileiro movimentou, somente no ano passado, R$ 11,9 bilhões, 6,7% a mais do que o faturado em 2013, aponta uma pesquisa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. Na mesma direção, o número de viajantes aumentou 1,9%, o equivalente a 6 milhões de passageiros viajando em 2014. Mais pessoas viajando significa mais oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas.

Boa parte das empresas que atuam na Rota das Emoções são deste porte. E você, micro e pequeno empresário, já fez sua inscrição no 3º Salão de Turismo Rota das Emoções? Faça AQUI.