Nordeste é a região mais empreendedora do Brasil

Nordeste é a região mais empreendedora do Brasil

Ano após ano, o Nordeste vem ganhando destaque no cenário econômico brasileiro. Em 2014, o PIB da região cresceu 3,7% em relação ao ano anterior, o maior índice registrado entre as cinco regiões do Brasil. Com o cenário em ritmo de crescimento, desde 1998, muitos nordestinos conquistaram o sonho de abrir um negócio próprio. É o que diz a pesquisa do GEM, sigla em inglês para Monitor Global de Empreendedorismo. O Nordeste aparece em primeiro lugar no levantamento como a região mais empreendedora do país, com 36,4%, à frente das regiões Sul (35,1%) e Sudeste (33,6%).

Empresários reforçam a importância do Salão de Turismo

A pesquisa revela que o segredo do sucesso dos empreendedores nordestinos vem da capacidade de empreender e do bom clima econômico da região. Esses fatores favorecem a abertura de um negócio e ajudam a colocar o Brasil isolado na primeira posição, com a maior taxa de empreendedorismo do mundo, aponta o levantamento.

Há mais de 12,6 milhões de empreendedores, entre 18 e 64 anos, no Nordeste, de acordo com a pesquisa. Desse número, mais da metade é de empreendedores já estabelecidos, correspondendo 7,1 milhões de empreendedores. A formalização de novas empresas também ajuda a alavancar os bons números do país. Em 2015, o governo brasileiro alcançou a marca de cinco milhões de microempreendedores individuais.

Empreender não é mais um sonho no Brasil

Os dados da pesquisa do Monitor Global de Empreendedorismo foram coletados no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), com 10.000 entrevistados das cinco regiões brasileiras.