A cultura local de Jijoca de Jericoacoara

A cultura local de Jijoca de Jericoacoara

Apesar da atual grande influência dos estrangeiros que habitam a vila, Jericoacoara ainda consegue manter vivas suas tradições culturais, e esse torna-se mais um de seus atrativos para os turistas que se apaixonam por esse lugar que é contemporâneo e ao mesmo tempo permanece rústico, como podemos perceber por suas ruas cobertas de areia.

A cultura da pesca artesanal sustenta muitas famílias na vila e movimenta a economia local. As rendeiras fazem da sua arte um sustento que encanta turistas com peças únicas que só se encontra pelo Nordeste. O som do berimbau anuncia o cair da noite que dá início a roda de capoeira, um espetáculo que acontece todos os dias de frente para o mar, impossível não parar para olhar.

O forró pé de serra acontece todas as segundas-feiras, e une turistas e nativos em um ritmo contagiante até o sol raiar. As festas juninas de Jijoca de Jericoacoara reúne moradores de vários municípios para assistir as disputas das belíssimas quadrilhas locais. Mas o principal evento cultural da região é a Festa de Santa Luzia, comemorada dia 13 de dezembro, onde Jijoca de Jericoacoara celebra em festa sua padroeira e atrai milhares de fiéis e romeiros. A abertura acontece com uma caminhada e exibição da estatueta da santa pelas ruas de Jijoca, seguida de missa.

A cultura de um local é vital para enriquecer a comunidade. Conheça de perto dessas tradições. Faça sua inscrição AQUI.