Fibra do buriti é ​marca registrada da Rota das Emoções

Fibra do buriti é ​marca registrada da Rota das Emoções

O buriti é uma das árvores mais conhecidas da Região Norte e Nordeste do Brasil. Em muitos municípios da Rota das Emoções, a palmeira é a ​principal ​matéria-prima de diversos produtos feitos a mão. Ela é conhecida pelos povos indígenas como ​a ​”árvore da vida“, porque quase tudo dela pode ser aproveitada. Do fruto são produzidos doces, vinhos e sorvete. Mas é da palha ​da árvore ​que ​se faz o​ arte​sanato que ganhou fama no ​país e no exterior.

Da fibra do buriti é possível fazer​ chapéus, redes, tapetes, jogos americanos, bolsas, toalhas, centros de mesa, cestos, pulseiras e calçados. A tradição vem de mãe para filha e está diretamente ligada às influências indígenas. A produção é facilmente encontrada em lojas dos municípios de Barreirinhas e Tutoia, ambos no Maranhão, onde a cultura do buriti é mais forte.

Artesanato cearense na Rota das Emoções

O cuidado começa desde a retirada minuciosa da palha sem danificar a planta. Em seguida, o material passa por um processo de secagem natural e tintura ​até estar pronta para uso nas peças artesanais. O processo é ecologicamente correto, já que as etapas são todas manuais e conta com manejo certo para a retirada da matéria-prima.

​O artesanato da Rota das Emoções é uma das características mais marcantes do roteiro, além de servir como fonte de renda para diversas famílias. Conheça a riqueza dos produtos feitos com buriti no 3º Salão de Turismo Rota das Emoções. Inscreva-se AQUI.