A trajetória de sucesso da Rota das Emoções não veio apenas dos milhares de turistas, que visitam, todo ano, os três estados que integram o roteiro. A contribuição e o apoio do Salão de Turismo Rota das Emoções também possibilitou a participação ativa dos empresários e futuros empresários, beneficiando municípios e, principalmente, os moradores das regiões. Por meio das rodadas de negócios, muitas pessoas, que sonhavam em abrir uma empresa, tiveram uma chance real de iniciar, fruto da parceria do Sebrae com o trade turístico local.
Exemplos de sucesso não faltam. É o caso de Diana Alves, moradora de Chaval-CE. Ela participou do Salão de Turismo, no ano passado, e percebeu a necessidade de locais para hospedar os turistas, que chegavam em seu município. Ela decidiu, então, transformar a sua casa em uma pousada domiciliar. “O projeto da Rota das Emoções significa uma ótima oportunidade de renda para a nossa população. Estamos recebendo uma demanda boa de turistas na nossa cidade. A gente percebe a satisfação do cliente“, revela a mais nova empresária.
Hotéis, pousadas e albergues em Jeri
Rosa Maria, a Rosinha dos Bolos, como é conhecida pelos clientes em Camocim-CE, conta como a Rota das Emoções deu visibilidade ao seu negócio. “A Rota das Emoções foi uma ótima oportunidade de mostrar nosso trabalho. Comecei a receber mais turistas, que passaram a comprar meus produtos. Eu fiquei conhecida em todo lugar do Brasil”, comemora a empresária. Ainda em Camocim, Elenildo Silva, proprietário da Camocim Buggy, também agradece pela dimensão alcançada através do projeto: “Minha empresa passou a ser mais conhecida pelas pessoas. Aumentou o nosso fluxo de trabalho, e as reservas aumentaram muito“, diz.
Para o secretário municipal de Turismo de Barroquinha-CE, Gilmar Filho, o roteiro integrado impulsionou a abertura de novos empreendimentos na cidade. “O fortalecimento dos microempresários do setor turístico facilitou a comercialização do roteiro. Por causa da rodada de negócios, a economia local foi beneficiada pelo crescimento da demanda na região. Hoje, temos artesãos que distribuem a sua produção para todo o estado e para alguns estados vizinhos. Isso foi possível graças à visibilidade que os produtos receberam no primeiro Salão de Turismo Rota das Emoções, que aconteceu em Barreirinhas-MA, em 2013″, finaliza.
Pequenas empresas dominam o setor turístico no Brasil
Ficou animado? Ainda dá tempo de participar do 3º Salão de Turismo Rota das Emoções. Faça sua inscrição AQUI e prepare-se para entrar nesse time campeão.