Confira a programação do Salão Rota das Emoções, em Jeri

Confira a programação do Salão Rota das Emoções, em Jeri

A programação d​o 3º Salão de Turismo​ Rota das Emoções promete muitas novidades e surpresas para esta edição. ​A partir desta quinta-feira (25), artesanato, ​esporte, ​gastronomia, negócios e políticas públicas ​estarão contemplados nas palestras e mesas redondas ​planejadas para o evento. Gestores públicos, operadores, empresários do trade turístico, estudantes e a comunidade local irão compartilhar experiências e ​estabelecer parcerias para desenvolver o roteiro integrado Rota das Emoções​, o qual inclui 14 municípios do Ceará, Piauí e Maranhão​.

Confira programação completa do 3º Salão de Turismo Rota das Emoções

Quinta

O evento iniciará com o Fórum de Turismólogos da Rota das Emoções: estudantes e docentes da região discutirão as perspectivas futuras e debaterão os potencialidades do roteiro​, além de participarem de discussões sobre a regulamentação da profissão do turismólogo. Em seguida, você vai conhecer as belezas do Polo do Munim, no Maranhão, na palestra com o Secretário Municipal de Rosário/MA. A região é composta por seis municípios da microrregião de Rosário​ e​ possui grandes mananciais de água.

Sexta

Na manhã do dia 26, serão apresentados, em primeira mão, os novos produtos turísticos da Rota das Emoções. Logo após, será iniciada a Rodada de Negócios com operadoras de turismo do mercado nacional e agências receptivas, transportes e meios de hospedagem. Pela manhã, o auditório receberá o Encontro dos Prefeitos dos 14 municípios da Rota das Emoções, que irão compartilhar os benefícios e os desafios para o desenvolvimento turístico e econômico da região. No fim da noite, o Sebrae apresentará as estratégias do órgão para o setor de turismo.

Sábado​ ​

​No último dia do evento, os secretários de turismo dos municípios da Rota das Emoções se reunirão no auditório para discutir gestão turística, governança e cooperação regional, além de trocarem experiências quanto às facilidades e desafios de cada destino. Simultaneamente, acontecerá mais uma Rodada de Negócios entre compradores e vendedores. Agências de receptivo da rota se encontrarão com empresários do setor hoteleiro, alimentício, artesãos, guias de turismo e empreendedores ligados ao kitesurf e ao windsurf.​ O artesanato e a riqueza cultural, produzida nos municípios da região, serão explorados na palestra ​”Artesanato e Identidade Cultural​”​

Ainda no sábado​​, o trabalho desenvolvido em torno de práticas sustentáveis nos estabelecimentos da Rota das Emoções será ​certificado. Desta vez, hotéis e pousadas de Jericoacoara serão premiados com o Selo de Sustentabilidade para os Meios de Hospedagem. Antes da solenidade da entrega do selo, você terá a chance de conhecer um caso de sucesso de sustentabilidade direcionado aos meios de hospedagem. Você aprenderá também como aproveitar os resíduos sólidos para gerar receita​ para seu negócio.​

Gastronomia

Para quem trabalha com gastronomia, preparamos um prato cheio de novidades. Todos dias, além da Mostra Gastronômica, que apresentará as riquezas dos pratos típicos do Ceará, Piauí e Maranhão, você também ficará por dentro das inovações do setor. Na quinta-feira (25), será o dia de aprender como ​criar novos pratos e conhecer a filosofia do Slow Food. No dia seguinte​,​ saiba como ​eliminar o desperdício e ainda gerar lucro​ para seu estabelecimento​. Para completar, você vai conhecer o caso Tiquira Brasil e o sucesso do Camarão da Costa Negra, no litoral ​oeste ​do Ceará.

Cultura

Para encerrar, o palco do Salão da Rota das Emoções será dedicado a apresentações culturais, sempre ao final de cada dia do evento. As apresentações incluem grupos de Bumba Meu Boi, quadrilha junina e forró. Destaque especial para o grupo Academia de Samba de Jeri, que mistura o ritmo mais conhecido do Brasil com a ginga africana da capoeira. As festas prometem ter muita dança, música e alegria.