Capoeira movimenta praia de Jericoacoara no fim da tarde

Capoeira movimenta praia de Jericoacoara no fim da tarde

Umas das manifestações artísticas mais conhecidas e admiradas em Jericoacoara é a capoeira. Essa tradição é antiga e preservada, até hoje, pela população. Todos os dias, ao entardecer, os capoeiristas se reúnem em frente à Praça Principal, cantando histórias sobre a arte e a consciência ecológica.

O som do berimbau, do pandeiro e das palmas anuncia os gingados da roda de capoeira. Mesmo quem não tem prática é convidado para mostrar o que sabe. Quem prefere ficar olhando pode apreciar de perto, batendo palmas. A mistura de dança, música e luta ajudou a preservar a prática que se tornou popular no Brasil, após a chegada dos primeiros escravos vindos da África. A tradição, passada de geração em geração, é bastante praticada no Nordeste. A dança tem tanta importância aqui que ganhou o título, da Unesco, de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em 2014. A capoeira também é Patrimônio Cultural Brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Muitas crianças e adolescentes também se juntam aos adultos para jogar nas rodas de capoeira. Nas escolinhas, além de dançarem, elas são incentivadas a construir os próprios instrumentos musicais e a preservar o meio ambiente.Uma riqueza dessas precisa ser preservada e admirada de perto, não acha? O 3º Salão de Turismo Rota das Emoções convida você a conhecer essas e outras tradições de Jeri. Inscreva-se AQUI e não fique de fora.